Brasil vê problemas no Swift, mas discorda de proposta da Rússia para pagamentos via Brics

Por: Fábio Pupo

O governo brasileiro discorda da proposta feita pela Rússia de um sistema de pagamentos integrado entre os países dos Brics (grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Neste mês, o ministro das finanças russo, Anton Siluanov, havia defendido a proposta ao dizer em reunião do grupo que a situação econômica global havia piorado bastante devido às sanções impostas em meio à guerra na Ucrânia.

Segundo ele, isso leva à necessidade de acelerar o trabalho na integração de sistemas de pagamentos e cartões e na criação de um sistema próprio de comunicação financeira no grupo, com ampliação do uso de moedas nacionais.

Erivaldo Gomes, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia do Brasil, afirmou nesta quinta-feira (14) que o sistema de pagamentos usado hoje, o Swift, precisa passar por atualização -mas que a solução seja também global, e não restrita a alguns países.

Por isso, disse, o Brasil apoia a construção de um novo sistema de pagamentos -mas que funcione de maneira global, e não restrito a alguns países.

"Faz sentido a gente ter uma discussão sobre como estabelecer uma nova plataforma. O Brasil entende que isso deve ser em âmbito multilateral, global. Não uma solução específica de alguns países. Até para evitar a fragmentação", afirmou ao responder a um questionamento sobre o tema.

"A gente observa que [no Swift] um pagamento às vezes leva dois ou três dias para chegar ao sujeito do outro país. É um processo caro, burocrático, demorado, que não é compatível com as demandas da economia de hoje", complementou.

Segundo ele, o tema foi levantado pelos russos em recente reunião dos Brics, mas não está na agenda do grupo. "Nossa visão é que faz sentido uma solução global", reiterou.