Ministros da Saúde e Finanças britânicos renunciam em ruptura com Johnson

Os ministros britânicos da Saúde, Sajid Javid, e das Finanças, Rishi Sunak, anunciaram a renúncia dos cargos nesta terça-feira (5). A decisão de ambos é uma reação a uma série de escândalos no governo de Boris Johnson.
Javid alegou ter perdido a "confiança" na capacidade de o primeiro-ministro conservador governar de acordo com o interesse nacional. O ministro da Saúde disse que foi "um enorme privilégio servir nesta função", mas que não é mais possível continuar.

"Está claro para mim que esta situação não mudará sob sua liderança e, por isso, perdi minha confiança", afirmou Javid em sua carta de demissão.

O titular das Finanças disse reconhecer que este pode ser seu "último cargo ministerial", mas afirmou acreditar que "vale a pena lutar por esses padrões". Sunak também lamentou deixar o cargo em meio às "consequências econômicas da pandemia, a guerra na Ucrânia e outros desafios sérios".

"O público, com razão, espera que o governo seja conduzido de forma adequada, competente e séria", disse Sunak na carta de demissão publicada no Twitter.

O caso mais recente envolvendo o governo de Boris Johnson foram as seis novas denúncias de comportamento inadequado contra o parlamentar britânico Chris Pincher. As histórias vieram à tona dias após ele ter sido suspenso do Partido Conservador em meio a acusações de que ele apalpou dois homens. Pincher negou as acusações à imprensa britânica.

As denúncias noticiadas pelos jornais Independent, Mail on Sunday e Sunday Times incluem três casos de que Pincher teria feito avanços indesejados a parlamentares do sexo masculino, inclusive em um bar no Parlamento e em seu próprio gabinete parlamentar.