Imprensa internacional repercute saída de Moro, colocando-o como ‘estrela do governo'

Por Gabriel Moses

Os principais jornais internacionais repercutiram a demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, logo quando ela foi anunciada nesta sexta-feira (24).

O Jornal britânico ‘The Guardian’ tratou Moro como a estrela do governo de Bolsonaro, e avaliou que sua saída enfraquece o presidente, e que irá criar um conflito político crucial no país, logo na época de contenção da pandemia do coronavírus. Já o ‘The New York Times’ enfatiza que o desgoverno por parte de Bolsonaro ocasionou a saída do ministro.

O português ‘Diário de Notícias’ destacou o pronunciamento de Moro sobre a interferência proposital do presidente Bolsonaro em relação à autonomia da Polícia Federal. O veículo citou também os panelaços presentes em diversos pontos do Brasil. Na Argentina, o ‘Clarín’ nominou Sergio Moro como “símbolo da Lava Jato”, e deu grande destaque à exoneração do diretor da Polícia Federal, Mauricio Valeixo.

O ‘Corriere Della Sera’, da Itália, tratou logo no título: “Terremoto para Bolsonaro (e seus filhos). A reportagem destaca que a demissão ocorre em um momento de investigação que pode atingir a família de Jair Bolsonaro.

O jornal espanhol ‘El País’ ressaltou que, enquanto Moro discursava sobre sua demissão, a Bolsa de Valores de São Paulo sofreu uma profunda queda, registrando 7% só no momento do anúncio do agora ex-ministro.