OMS declara Coronavírus "emergência de saúde pública de interesse internacional"

por Guilherme Cosenza

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do novo coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), após o vírus atingir 18 países, sendo a China a mais afetada, com 170 pessoas mortas e 8 mil infectadas.

Após a declaração da OMS uma ação coordenada de combate à doença irá ser traçada entre diferentes autoridades e governos: "Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Até então a denominação "Emergência de saúde pública de interesse internacional" era usado pela organização que julgava ser cedo para denominar o caso como uma emergência. Porém, com a alta contínua no número de casos, o órgão de saúde ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) elevou a avaliação de risco de "moderado" para "elevado" cinco dias depois das reuniões.

No Brasil, o secretátio de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que no país a declaração de emergência não mudará grandes coisas do trabalho que o Ministério da Saúde já vem fazendo com um planejamento de contingência: "Só quando tivermos um primeiro caso confirmado é que declararemos emergência de saúde pública no Brasil. Junto à OMS nós verificamos e analisamos as condutas, se temos que mudar ou adaptar de acordo com a OMS", disse Oliveira.