Por:

Coluna Ricardo Cravo Albin: Cultura - erros e acertos

A cada vez que reflito sobre as desditas por que passa a cultura neste país não há como deixar de me inquietar. E quando me refiro à cultura, devo logo sublinhar que meu entendimento de qualquer processo cultural será sempre transversal, abrangente.

Não há como pensar em editar livro sem leitores adestrados a entendê-lo. Construir teatros sem formação de plateia. Fazer filmes sem locais para exibi-los. Ou erguer museus sem visitantes. No Rio, qualquer esboço para se agilizarem ações efetivas em benefício da cultura não deve contar com os órgãos públicos.

Porque sempre sem recursos, quando não, desinteressados. Quase sempre incapazes de compreender a grandeza da arte do povo, fato doloroso em uma cidade solar, libertária.

Paro por aqui o meu desabafo. Até porque há a outra face da moeda. Que nos faz acreditar na cidadania. Os mecenas existem no Rio, e despontam de organismos particulares. Já comentei aqui os benefícios do Sesc, que funciona no Brasil como um Ministério da Cultura ativo e certeiro. Erro gravíssimo a tentativa de diminuir a ação benéfica do Sistema S, como todos comprovamos desde o começo da gestão de Paulo Guedes.

Volto a me referir agora ao Cesgranrio, instituição que poderia limitar-se apenas aos vestibulares. Qual o quê. Já testemunhei aqui que há dias me encantei com o Prêmio Cesgranrio para Teatro, evento de congraçamento para (no mínimo) a sustentação da autoestima dos nossos atores/atrizes/diretores. Na festa irretocável, o criador dos prêmios e presidente da instituição, o professor Carlos Alberto Serpa, mostrou o dedo do gigante, e provou como o mecenato pode fomentar ideias e fazer gestão cultural, substituindo com vantagem órgãos oficiais.

Serpa destilou uma programação de ações de dar água na boca. Anunciou a criação de dois teatros no Rio Comprido, onde fica a sede do Cesgranrio. Anunciou os novíssimos Prêmio Rio de Literatura e de Dança. Anunciou a criação de Oficina de Atores, além de projetos como Música Erudita nas Escolas Públicas, Orquestra Sinfônica Cesgranrio, Oficinas de Cinema para produzir vídeos históricos destinados às escolas. Anunciou, por fim, a criação da Faculdade de Teatro e do Instituto Cultural Cesgranrio.

Terminou suas pérolas com um toque de mestre, um mestre refinado a preservar a memória do povo de teatro: a criação da edição de livros sobre os maiores atores do Brasil, começando com a biografia de Jalusa Barcelos para a diva absoluta Bibi Ferreira, falecida há dois anos. Os aplausos choveram com razão.

Ali estava o Serpa a proclamar uma súmula de idéias e de realizações de tirar o fôlego. Um homem simples, sem pose majestática, a fazer (sem querer, mas fazendo) o papel dos dirigentes de cultura com que todos sonhamos. E poucos tivemos.

Vamos ver agora com a Regina Duarte. Embora controversa, pela estrutura rígida de governança federal. Será que Regina poderá nos dar melhor expectativa?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.