Uma equipe preparada para fazer o sucesso do Programa Cidade Integrada

Por Cássio Nogueira de Castro*

Nos últimos anos, o estado do Rio desenvolveu uma renovação nos seus quadros técnicos, melhorando a capacidade dos seus servidores e assessores. Programas de capacitação e bolsas para cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado aprimoraram a qualidade desta equipe. É possível identificar no Pacto RJ o reflexo deste upgrade não só em áreas afins da gestão pública como a Secretaria de Planejamento e Gestão, comandada pelo secretário José Luiz Zamith como na Casa Civil, com o secretário Nicola Miccione. Está agenda positiva se faz presente em outras áreas e até em pontos mais sensíveis como a segurança pública.

O processo de concessão de saneamento foi publicamente elogiado pelo BNDES, governo federal e pelas empresas participantes. Não houve pontos polêmicos sem resposta. O dever de casa foi feito com louvor, por uma equipe dedicada, sem olhar para o relógio. Foi uma imersão total.

É sobre a responsabilidade deste corpo técnico e assessores que recai agora a responsabilidade de adequar os programas pré-existentes aos compromissos lançados pelo governador Cláudio Castro, de implantar um arrojado programa de meio bilhão de reais sem aumento de custos respeitando as normas do limite de teto e a compromissos da recuperação fiscal.

A inteligência aplicada ao Cidade Integrada não se aplica só a mancha criminal da Muzema ou Jacarezinho, mas a capacidade do seu coordenador e idealizador, Fernando Cezar Hakme, de saber o que cada pasta pode efetivamente contribuir para o programa.

Os secretários confiam nas suas equipes e o Governador Cláudio Castro sabe que o estado desenvolveu uma musculatura de gestão, capaz de tirar do papel os programas que transformarão o Cidade Integrada, não apenas em um sucesso desta gestão, mas de um momento histórico para todos que são convocados a colaborar. É uma corrida contra o relógio e o corpo técnico de cada secretaria deve abraçar esta oportunidade histórica que está sendo dada para todos nós. Temos nas mãos a chance de fazer história, de mudar o Rio definitivamente e estamos capacitados para este desafio. O estado possui quadros que são objeto de desejo de qualquer governo e da iniciativa privada.

*Advogado, adesguiano e Assessor Especial da Seap