Rodrigo Bethlem | A disputa para o senado

Por: Rodrigo Bethlem

Pelo que vai se configurando, teremos dois candidatos mais fortes do centro para a direita, que são Clarissa Garotinho e Romário, e os dois candidatos mais fortes à esquerda, Alessandro Molon e André Ceciliano, já que, até o momento, o Molon continua na disputa. Então, esse é o quadro que se encontra e esses são os candidatos melhores ranqueados, até agora.

As pesquisas até apontam que o Romário aparece na frente dos outros, mas também é conhecido por 100% da população. Clarissa e André são mais desconhecidos. E o Molon, apesar de ser mais, ainda não é tanto quanto o Romário.

As pesquisas espontâneas ainda apontam um grau de pessoas que não citam espontaneamente nenhum candidato de quase 90%. Enfim, uma concorrência completamente aberta para o Senado.

Nessa disputa, eu apostaria no crescimento do André Ceciliano, que é o menos conhecido de todos, alem de ter muito apoio da classe política, e da deputada Clarissa Garotinho, que será a única mulher na disputa e a única evangélica. Ela tem um grande campo para crescer entre esses dois eleitorados que têm um peso muito grande.

Há uma tendência de que as pessoas votem para senador em nomes muito próximos ao seu candidato a governador e presidente. Em várias eleições ocorreu isso. Em 2018, por exemplo, acabou sendo eleito Flávio Bolsonaro, filho do presidente Bolsonaro, e o Arolde de Oliveira, que foi o segundo voto, passando o Cesar Maia, no último minuto da campanha.

Já em 2014, tivemos a eleição do Romário, num cenário completamente fora desse escopo, foi uma eleição completamente distinta. A população elegeu um ídolo, um ex- jogador de futebol, que era deputado federal. O Cesar Maia, que era candidato de uma máquina enorme, cujo o governador Pezão não conseguiu puxar seu candidato ao Senado.

O fato é que as campanhas estão muito nacionalizadas, polarizadas e vai caber aos candidatos, primeiro, conseguir ganhar a disputa do seu campo para depois tentarem apostar que nessa polarização o seu candidato a presidente e governador ajude a puxar a sua candidatura na reta final.

Teremos uma eleição com muita emoção.