Gutemberg faz cesta e emplaca seu advogado no comando da Secretaria de Esportes

Carracena foi o patrono de Fonseca nas ações contra o Partido Republicanos e Marcelo Crivella

Por: Cláudio Magnavita

O Palácio Guanabara recebeu nesta quarta-feira, 13 de abril, no meio da manhã, uma ligação do senador Flávio Bolsonaro solicitando a nomeação do advogado Alessandro Carracena para a Secretaria de Esportes do Estado.

A indicação ocorre a pedido do ex-Secretário de Esportes, Gutemberg de Paula Fonseca, que foi a Brasília com o objetivo de rever a titularidade e nomear um novo gestor que permita a utilização mais plena da pasta como plataforma de sua candidatura a deputado federal pelo PL. O Secretário de Esportes, Marco Aurélio Paes, militar de formação, é respeitado no serviço público estadual pelas suas atitudes probas e correção nos cargos que desempenhou.

O futuro secretário Carracena, que é advogado, já ocupava uma das Subsecretarias de Esporte e tinha entres as missões responder às investigações do Ministério Público sobre compras da pastas denunciados pela imprensa. Além de já ter advogado para Gutemberg de Paula Fonseca, Alessandro atuou como advogado de Ary Ferreira de Costa Filho, um dos operadores de Cabral e foi o sucessor de Fonseca na sua polêmica passagem pela secretaria de Ordem Pública de Marcelo Crivella.

Apesar de ter atuado como secretário do Marcelo Crivella, Alessandro Pitombeira Carracena foi o patrono do processo de cobrança da empresa de Gutemberg Fonseca contra o Partido Republicanos e o próprio ex-prefeito. O seu nome consta na capa dos processos 0083637-06.2021.8.19.0001. Todos os réus são fiéis aliados da família Bolsonaro.
O Diário Oficial com a nomeação deverá circular no final da tarde desta quarta, 13 de abril. A tentativa de Paes, de colocar ordem na casa, durou apenas uma semana.