Militância do PT reage ao apoio automático a Paes

Por César Ferreira

A adesão imediata do PT à candidatura de Eduardo Paes (DEM) no segundo turno gerou críticas nas bases do partido. Em documento veiculado nos canais petistas, militantes exigem a convocação urgente do diretório municipal num versão ampliado às direções sinais e núcleos.

“Divergência e construção de maioria faz parte da construção do PT. Mas decisões de cúpula e sem debate com as bases não. A posição pública do partido não é questão a ser decidida por uma dúzia de dirigentes”, diz o texto assinado por Olavo Carneiro, da executiva estadual; Fátima Lima e Ian Ribeiro, do diretório municipal, além da presidentes de zonais.

Embora considerem prioritário derrotar o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição, os militantes afirmam que a nota de apoio a Paes faz elogios ao candidato e deixa aberta a possibilidade do PT integrar uma eventual gestão do candidato do DEM. “Para nós é preciso deixar claro que o PT será oposição à Paes ou Crivella”, acentua o texto. “Não há resultado positivo no segundo turno para os mais pobres e as classes trabalhadoras na cidade do Rio”, conclui o documento.