Escolas contrariam Ministério da Saúde e pedem quarentena a alunos contra coronavírus

Por Camila Mattoso/ Folhapress

Além da Pueri Domus, de São Paulo, outras escolas pelo país estão determinando quarentena para alunos que tenham viajado para países onde foram detectados casos de coronavírus.

O Positivo, por exemplo, mandou um comunicado solicitando que as famílias "não encaminhem os filhos durante o período de possível incubação do vírus". "Esses alunos não serão prejudicados, já que enviaremos conteúdo didático e lista de exercício durante todo esse período", diz a instituição de ensino.

A medida contraria o Ministério da Saúde e é criticada por infectologistas, como David Uip, coordenador do Centro de Gestão do Coronavírus do Estado de São Paulo.

A Avenues, de São Paulo, mandou informativo aos pais no mesmo sentido. "Solicitamos que as famílias que tiverem viajado a países impactados pelo vírus fiquem em quarentena por 14 dias após retornar ao Brasil", consta no comunicado.

A escola diz estar acompanhando informações das autoridades sanitárias e que suas decisões estão baseadas nessas e em outras fontes confiáveis. "Sabemos que essa medida pode gerar inconvenientes para algumas famílias. No entanto, acreditamos que é importante agir com cautela para reduzir o risco à nossa comunidade."

No Maranhão, a Escola Crescimento pede aos pais que comuniquem imediatamente a direção caso familiar próximo ou aluno tenha viajado aos países com coronavírus e que "cumpra, no mínimo, 12 dias de observação, mesmo que não apresente sintomas".

Para o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, é lamentável. "Parece que estamos na idade média, quando os países tinham os lazaretos. Fazer qualquer medida contra um país específico é, no mínimo, irracional, pois não vai impedir a introdução da doença caso a origem não esteja na orientação da escola."

Lazaretos eram estabelecimentos que ficavam junto aos portos, aos quais se recolhiam viajantes procedentes de países onde havia epidemias ou doenças contagiosas.