Confira algumas dicas para recuperar a massa muscular

A pandemia afetou muito a vida das pessoas no âmbito social e financeiro, mas muitos esquecem do fisiológico, já que exercícios físicos ficaram parcos neste período.

A perda de massa muscular pode ser associada ao ganho de peso e afetar a saúde, favorecendo o surgimento de doenças como artrite e artrose, dores na coluna, problemas nos joelhos, entre outros.

Nutricionista do Lach Laboratório e Clínica, Taissa Müller afirma que tem atendido muitos pacientes querendo acelerar o ganho de massa muscular e, além das tradicionais orientações de alimentação (com aumento do consumo de proteínas) e indicação de exercícios de hipertrofia, a principal dica da especialista é uma boa noite de sono.

“Durante o sono profundo liberamos o hormônio GH. Muita gente usa esse hormônio sinteticamente, mas dormir bem tem efeito muito melhor”, ressalta Taissa.

Como os índices de insônia aumentaram muito na pandemia, voltar a dormir bem pode ser um desafio.

Além das principais dicas, como exercícios de yoga e técnicas de relaxamento, evitar alimentos com cafeína após às 18h e diminuição do uso de telas são outras indicações para voltar a dormir bem.

Para auxiliar no ganho de massa magra, Taissa indica também a prática de exercícios físicos ou com equipamentos de Eletroestimulação, algo que o laboratório Lach também fornece, em sessões individuais.