Duque de Caxias (RJ) provoca filas enormes após prometer vacina para pessoas acima de 60 anos

Júlia Barbon (Folhapress)

A Prefeitura de Duque de Caxias, terceira maior cidade do Rio de Janeiro, provocou filas quilométricas e aglomerações em postos de vacinação após prometer imunizantes contra a Covid-19 a toda a população acima dos 60 anos a partir desta sexta (6). Sem doses suficientes, muitos voltaram para casa sem a aplicação.

O anúncio do público-alvo no dia anterior gerou uma corrida a esses locais desde a madrugada, inclusive de idosos de outros municípios. Uma fila enorme de carros se formou em um posto de drive-thru e chegou a causar um congestionamento de 6 km na rodovia Washington Luís -no fim da manhã, porém, o trânsito já havia melhorado , segundo a concessionária Concer.

Em outras oito praças onde as tendas de vacinação foram montadas, os moradores também viveram horas de confusão e aglomeração. Em uma delas, no bairro Jardim Olimpo, imagens da TV Globo mostram uma fila tripla que dá voltas tanto na quadra de esportes quanto no quarteirão.

A faxineira Ivanete Aguiar, 67, foi uma das que não conseguiram se imunizar. Vizinhos lhe contaram sobre o novo público-alvo e ela foi até uma praça onde, no dia anterior, estavam sendo aplicadas doses em idosos acima dos 80 anos. Quando chegou lá, porém, não havia vacinação. "A prefeitura mudou o local e não avisou", diz seu neto Well Rodrigues, 26. "Estava uma confusão que ninguém sabia informar, com a tenda montada, sem funcionários. Eu estou revoltado. Estão fazendo os idosos irem para a rua, pessoas que não têm acesso a informação fácil na internet, está um calor dos infernos e minha avó está passando mal em casa porque foi para a praça de manhã de bicicleta, e ela não mora perto."

O prefeito Washington Reis (MDB) admitiu que o município só tinha 6.100 doses, mas decidiu ofertar a aplicação para uma população que soma, segundo ele, 100 mil idosos -o último censo do IBGE, de 2010, fala em 86 mil pessoas acima de 60 anos, e 76 mil pessoas entre 60 e 79 anos. Ele, no entanto, não demonstrou ver problema nisso. "Nós madrugamos, distribuímos as senhas, divulgamos bem. São nove pontos de vacinação aqui no 4º distrito para diminuir a aglomeração e nós vamos seguir para os bairros. O que eu não admito é a vacina ficar guardada na geladeira", respondeu ao ser questionado sobre o problema de logística pelo "Bom Dia Rio", da TV Globo.

Ele confirmou que não cobraria comprovante de residência e afirmou que a corrida de pessoas de outros municípios já era esperada: "É inevitável, outros de Duque de Caxias também vão se vacinar em outras cidades, isso é normal", disse ele, acrescentando que "o mais importante é que a cidade tem infraestrutura para fazer 100 mil vacinações num dia", caso as doses cheguem.

A notícia de que toda a população acima dos 60 anos seria vacinada fez com que o Ministério Público do RJ expedisse nesta quinta (4) uma recomendação à prefeitura, pedindo para que priorizasse idades mais avançadas dentro da faixa dos 60 a 80 anos. "Sabe-se que a taxa de letalidade por Covid-19 é maior de acordo com a elevação da faixa etária, de modo que um idoso com 79 anos é mais vulnerável, em tese, do que outro com 60 anos. Assim, sustenta o parquet fluminense, neste momento, em que ainda há escassez de doses de vacinas, que é fundamental a adoção de prioridade por maior idade, mesmo entre os idosos", afirma o órgão.

A reportagem procurou a Prefeitura de Duque de Caxias, mas ainda não obteve resposta.