Março Lilás conscientiza a prevenção do câncer de colo de útero

O mês de março foi escolhido para ser o mês de conscientização para a prevenção do câncer do colo de útero, uma das grandes causas da doença nas mulheres. Se proteger do HPV também é essencial para esse combate.

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível (IST) comum e muitas pessoas não desenvolvem os sintomas mas podem infectar os seus parceiros sexuais, por isso é tão importante o uso dos preservativos.

Os sintomas mais comuns nas mulheres são: verrugas visíveis na vagina, na vulva ou no colo de útero. Já nos homens aparecem no pênis, testículos ou virilha. As lesões podem surgir também no ânus até a coxa em ambos os sexos. Não há cura, porém existem tratamentos preventivos como a vacina, que evita o surgimento das verrugas e do câncer do colo de útero.

A vacina é a melhor e mais eficaz prevenção e é recomendada para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos (após os 15 são necessárias três doses), pessoas com HIV positivo e transplantados entre 9 e 26 anos (também recebem três doses).

O imunologista, Dr José Roberto Zimmernan afirma que o câncer do colo de útero é o segundo mais frequente entre as mulheres e que a maior incidência é com mulheres de 45 a 49 anos.

“Além do exame preventivo anual, hoje já é possível prevenir a infecção pelos principais tipos de HPV associados ao câncer de colo uterino através da vacina contra o HPV. Apesar de ser mais eficaz quando administrada em meninas antes do início da vida sexual, mulheres mais velhas também podem se beneficiar do uso da vacina. Além disso, mesmo as mulheres que foram vacinadas devem continuar realizando o exame preventivo quando atingirem a idade recomendada" declara Zimmernan.

Dr José Roberto também chama a atenção para a importância da vacinação para prevenir qualquer tipo de doença.

“As vacinas agem estimulando as defesas do corpo, passando-se por agentes infecciosos estimulando a produção de anticorpos. Ou seja, elas ensinam o nosso organismo a se defender de forma eficaz. Aí, quando o ataque de verdade acontece, o sistema imunológico já sabe o que fazer. Graças às vacinas hoje, muitas doenças, que causavam epidemias, já não existem mais. Conscientize-se sobre vacinação” finaliza.