Saúde | O uso de medicamentos pode ser um problema para os alérgicos

Redação

No último domingo (04/04) o apresentador do SBT Danilo Gentili postou um vídeo em seu Instagram no qual aparece com o rosto desfigurado e assustou os seus fãs. Na gravação, Danilo explica que sofreu um choque anafilático após tomar uma medicação que possui um composto que é alérgico.

"Por acidente, eu tomei uma medicação que eu não podia, porque sou alérgico. Começou a dar choque anafilático, meus olhos começaram a inchar muito, minha traqueia começou a inchar muito. Foram momentos bem tensos", relatou o apresentador no vídeo. "Eu fiquei em observação. Agora, está melhor, mas se minha traqueia não tivesse regredido, eu ia precisar ser intubado e, se eu fosse intubado, seria um risco para mim", explicou.

O alergista e imunologista da Clínica Alergo Ar, Dr. José Roberto Zimmerman, explica que existem testes para evitar que esse tipo de reação ocorra.

"Atualmente, os testes alérgicos existentes são os testes de contato (medicamentos tópicos) e sanguíneos (medicamentos orais), porém, são bem limitados ao números de medicamentos. Por isso, o indicado é observar qualquer pequeno sinal de alergia ao ingerir um medicamento e em seguida buscar um atendimento de um alergista para orientação".

Zimmerman ainda declara que utilizar mais de uma medicação em conjunto pode ser também um fator de risco para os alérgicos e pede muita atenção.

"Existem ainda as alergias causadas por combinação de medicamentos,  fator que também pode causar reações graves, como o choque anafilático. Nestes casos, não é indicado o uso de antialérgicos por auto medicação, buscando rapidamente uma emergência. Caso o paciente tenha um histórico de quadro de alergias evite a ingestão de medicações sem orientação e tenha, sempre que possível, uma caneta de adrenalina à disposição", alerta.

O choque anafilático é uma grave reação que acontece logo após o contato com alguma substância que seja alérgica, os sintomas são de alto risco obstruindo as vias respiratórias. Além de medicamentos isso pode ocorrer também com a ingestão de alimentos como: glúten, amendoim, camarão e até mesmo picadas de insetos.

Os sintomas mais comuns são: coceira, vermelhidão na pele, dificuldade de respirar, respiração com chiado, inchaço na boca, nariz e olhos, sensação de fechamento da garganta. É extremamente importante que a pessoa seja levada ao hospital imediatamente.