Arterapia auxilia e emociona gestantes

Por Ive Ribeiro

As gestantes do Hospital Municipal Rocha Faria (HMRF), em Campo Grande, receberam na segunda-feira (13), uma espécie de ultrassonografia colorida na barriga. A pintura gestacional chegou há menos de dois meses na unidade como mais uma das ações de humanização do complexo e já faz muito sucesso. Cerca de 30 gestantes já tiveram a barriga pintada com o bebê posicionado em seu ventre.

Pelo desenho, as mães conseguem “visualizar” e compreender como está o bebê no útero, onde estão os membros e órgãos, potencializando a conexão entre eles. Não é à toa que o projeto de ganhou a preferência das mulheres atendidas na maternidade para registrar um dos períodos de maior singularidade e sensibilidade de suas vidas. Luciene Diniz, grávida de 8 meses, ficou encantada com a ação.

- Foi um momento mágico ver o desenho da Allycia no meu ventre. Parece que ela também gostou, ficou animada dentro da barriga- Ela acrescentou que a família ficou impressionada com a ação realizada no hospital.

Cristina Vivas, coordenadora de enfermagem da maternidade do HMRF, explica que a pintura pode ser feita em qualquer período da gravidez.

- Priorizamos um atendimento humanizado, cujo objetivo é fazer com que essas gestantes se sintam seguras e relaxadas. Integrar mais esta ação na nossa maternidade é, sem dúvidas, uma felicidade pra todos nós.

Segundo Sônia Regina Gonçalves, residente de enfermagem obstétrica, que realiza esta ação no HMRF, a maioria das gestantes prefere que a pintura seja do bebê na exata posição em que ele se encontra na barriga. Os pais também participam de todo o processo.

- A dinâmica envolve os pais e os familiares desde a escolha do desenho, a cor das tintas até a pintura. O objetivo é criar vínculo. Com este envolvimento, é possível ver a felicidade tomar conta de todos.

Além do vínculo, a pintura gestacional também tem como objetivo o relaxamento da mãe. Sônia acrescenta que a gestação é um período muitas vezes incômodo e também estressante e com a pintura, os profissionais conseguem proporcionar um momento “especial com um ambiente relaxante”. Com música ao fundo e muita conversa, o bebê escuta os pais e até participa com movimentos dentro do ventre.

-Já teve bebê que se mexia tanto que borrou toda a pintura - disse Sônia.

As enfermeiras fazem as pinturas utilizando lápis e tintas atóxicas e específicas para o uso na pele, para evitar alergias nas gestantes. Um teste é feito antes, pois todo o cuidado é tomado para evitar uma reação indesejada. A próxima edição da arterapia no Rocha Faria acontece no dia 29 janeiro.