Vacinação de pessoas com deficiência e comorbidades a partir de 50 anos começa dia 14 em SP

(Redação)

No início da tarde desta sexta-feira (7) o governo João Doria (PSDB) anunciou que iniciará a vacinação contra o coronavírus de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes entre 50 e 54 anos a partir do próximo dia 14 de maio no estado de São Paulo.

De acordo com o governador, este grupo não estava na programação de vacinação dos grupos já anunciados. "Vamos iniciar essa vacinação para pessoas com deficiência permanente e comorbidades, na faixa etária entre 50 e 54 anos, na próxima sexta-feira, 14 de maio. O público estimado é de 865 mil pessoas", disse Doria.

Ainda segundo o governo, as comorbidades são as definidas pelo Ministério da Saúde. No caso de pessoas com deficiência, aquelas que inscritas no BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social). O público estimado é de 865 mil pessoas.

A partir de terça-feira (11), serão vacinadas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) acima de 18 anos e com comorbidades. No mesmo dia, também haverá imunização de pessoas com deficiência permanente entre 55 e 59 anos. Um dia depois, no dia 12, será a vez de pessoas com comorbidades desta mesma faixa etária.

CORONAVAC

Atualmente, todos insumos para Coronavac já foram totalmente processados. Dimas Covas, do Instituto Butantan, disse que a nova remessa de insumos para a vacina a previsão confirmada é de 4 mil litros, que deve chegar no máximo até o dia 18.

O governo aguarda a liberação pelo governo da China a liberação de mais insumos. Na quinta (6), o Butantan disse que as críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prejudicam na autorização de envio de insumos.

Em relação à Butanvac, que será fabricada totalmente pelo instituto, estão em processo de fabricação de 6 milhões de doses, diz ele.

Veja as comorbidades incluídas


- Doenças Cardiovasculares
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente (HAR)
- Hipertensão arterial - estágio 3
- Hipertensão arterial - estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
- Doença Cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
- Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática