Gestantes e lactantes podem ser incluídas no grupo prioritário da covid-19

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta (8) um projeto de lei que inclui lactantes e crianças e adolescentes com deficiência permanente e comorbidade entre as prioridades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O texto foi aprovado em votação simbólica e segue para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.

Além das lactantes, o projeto inclui gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades, e crianças e adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidades, assim como os privados de liberdade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

No relatório, a deputada Luisa Canziani (PTB-PR) afirma que, embora na última terça (6) o Ministério da Saúde tenha voltado a recomendar a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades, "cremos que é importante garantir na lei o direito dessas mulheres, para que elas não fiquem mais à mercê de mudanças."

O texto condiciona a possibilidade ao registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade.