Diferentes gerações impactam o universo publicitário

Atualmente é possível identificar diversas gerações coexistindo e impactando de diferentes formas o mercado de consumo. Existem a geração Z, que engloba pessoas de 18 a 22 anos, os millennials, também conhecidos como geração Y, de 23 a 38, os baby boomers, de 55 a 73 e a geração silenciosa, de 74 a 91 anos.

A geração Z foi socializada na era da internet, ou seja, possuem uma intimidade e um domínio maior do que as gerações anteriores sobre as novas tecnologias e com o mundo digital. Tem uma adaptação melhor ao novo e possuem mais facilidade para lidar com as inovações propostas em forma de publicidade pelas empresas. É um público que tem muito mais controle sobre a propaganda.

Julia Alves, CEO da Nodo Marketing Estratégico, explica que nos últimos anos muito tem se discutido acerca do comportamento da geração Z, os nascidos no final dos anos 90 e que hoje representam 32% da população global –— a maior geração da atualidade.

Para as empresas e marcas terem um contato mais assertivo e próximo com esses públicos, é considerável elaborarem estratégias e planos de marketing consistentes e adequados para cada um. Seja através do uso de redes e mídias sociais, aplicativos de mensagens ou até mesmo propagandas em veículos de comunicação, como, televisão e rádio.

“O primeiro passo para atingir esse objetivo, é entender o perfil de sua base de clientes ativa. Um ótimo exercício é classificá-la demograficamente (idade, onde mora, quanto gasta...) e analisar se seu negócio não está perdendo oportunidades e focando em uma única geração de consumidores, ou pior, envelhecendo com ela e deixando de conquistar novos públicos que estão chegando no mercado.” — Compartilha a CEO da Nodo.

Cada geração tem suas características específicas, e conhecer, entender e atender cada uma delas compreendendo suas diferenças é de extrema importância para evolução de cada marca sendo algo crucial para se destacar no mercado. A forma como cada consumidor interage, se relaciona e reage é analisada e levada em consideração pelas empresas, pois afeta diretamente a forma que irão se posicionar mediante a cada reação.