Uber lança sistema de gravação de áudio durante as corridas

por Guilherme Cosenza

Para trazer mais segurança para os motoristas e passageiros, a Uber anunciou que vai disponibilizar uma ferramenta que permite gravar em áudio conversas que acontecem durante corridas no aplicativo.

No Brasil, a opção para gravar as conversas usando o aplicativo, chamada de U-Áudio, estará disponível primeiro em cinco cidades, são elas: Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia. Os áudios poderão ser compartilhados com a Uber para ajudar em caso de investigações e até podem ser enviados para autoridades. O aplicativo estará disponível para ser baixado tanto pelo motorista como pelo passageiro: "quando a viagem se encerra ou por meio do histórico de viagens, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio", disse a Uber em nota. 

No entanto, a gravação estava prevista desde janeiro deste ano, quando a empresa começou a difundir uma novos serviços e ferramentas de segurança. Na ocasião, a empresa anunciou outro serviço baseado em dados: analisando paradas não planejadas, a Uber também disponibilizou um serviço que permite ao usuário pedir ajuda e até entrar em contato com a polícia, caso o aplicativo perceba que a corrida teve paradas não planejadas. Dessa forma, a empresa visa diminuir o número alto de incidentes que vem acontecendo durante algumas viagens.