Bolsonaro cala oposição com a liberação dos insumos das vacinas pela China
 
 
Bolsonaro cala a oposição : insumos de vacinas liberados pela China 
 
Presidente  confirma importação de matéria-prima que já estão na área se portuária para embarque
 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (25) que o go- verno foi informado por autori- dades chinesas de que insumos para a fabricação da CoronaVac devem chegar ao Brasil nos “próximos dias”.
“A Embaixada da China nos informou, pela manhã, que a ex- portação dos 5,4 mil litros de in- sumos para a vacina CoronaVac foi aprovada e já estão em área aeroportuária para pronto envio ao Brasil, chegando nos próxi- mos dias”, escreveu o presidente em suas redes sociais.
“Assim também os insumos da vacina AstraZeneca que estão com liberação sendo acelerada. Agradeço a sensibilidade do governo chinês, bem como o empenho dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Eduardo Pazuello (Saúde) e Tereza Cristina (Agricultura)”, completou Bolsonaro, que calou a oposição, que torcia por um fracasso nas delações Brasil/China.
Ainda ontem, o presidente da União Química, Fernando Marques, anunciou que pretende iniciar imediatamente os testes da fase 3 da vacina (russa) Sputnik V no Brasil após a libe- ração da Anvisa.
O laboratório tem acordo com os desenvolvedores da vacina para importação e produção do imunizante no país. Nesta segunda, houve reunião com a agência reguladora, segundo Marques, para tratar o assunto.
A condução dos testes da fase 3 no Brasil é pré-requisito para solicitar a autorização do uso emergencial no país. A modalidade foi criada no contexto da pandemia para acelerar a aprova- ção de vacinas em teste.