Risco de Câncer tiram os medicamentos Label e Ranitidina das prateleiras

por Guilherme Cosenza

As Indústrias Farmacêuticas Medley e Aché anunciaram recall de lotes de medicamentos para úlcera no estômago. O recolhimento vem sendo feito por conta de alguns lotes com base em cloridrato de ranitidina, estarem com risco de contaminação de N-nitrosodimetilamina (NDMA), substância que pode causar câncer.

Na última segunda (20), a fabricante Medley anunciou o recall, enquanto no ano passado a Aché suspendeu a comercialização dos medicamentos pelo mesmo motivo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a NDMA é uma impureza que, a longo prazo, pode aumentar o risco de câncer. Dessa maneira, a agência pediu para que as empresas tomassem medidas para precaver e assim fazer a produção de seus medicamentos longe da contaminação da NDMA. A Anvisa salientou que esta impureza pode ser formada em laboratório durante a sintetização de alguns produtos a base de nitritos.

Dessa forma, os Laboratórios Medley passarão a fazer o recolhimento voluntários de Ranitidina 150 mg e 300 mg. Os pacientes que adquiriram os medicamentos podem entrar em contado com o SAC da empresa pelo telefone 0800 729 8000.

Enquanto para Aché Laboratórios Farmacêuticos, os medicamentos a serem recolhidos são o Label comprimidos, Label xarope e os genéricos de cloridrato de ranitidina. Para quem adquiriu algum desses medicamentos entre em contato com o SAC da empresa pelo telefone 0800 701 6900 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..