Minas Gerais tem janeiro mais chuvoso dos últimos 110 anos

por Guilherme Cosenza

As chuvas que estão caindo forte no estado de Minas Gerais desde a última sexta-feira (24) rendeu a 2020 o janeiro mais chuvoso em 110 anos, um mês após a capital mineira completar 121 anos. Só no primeiro mês de 2020, a cidade de Belo Horizonte acumulou 932,3 milímetros de chuva, segundo Inmet.

O resultado desse "recorde maldito" é catastrófico para o estado. Na madrugada desta quarta-feira, uma cratera se abriu em uma das principais vias de Belo Horizonte, a Avenida Tereza Cristina, na Região Oeste. Na região choveu 101,6 milímetros em apenas três horas. Na região Centro-Sul, o Córrego do Leitão transbordou desde a Barragem Santa Lúcia até o centro da capital. Já na Zona da Mata, uma mulher morreu após ter seu carro engolido que se abriu no asfalto. A chuva dessa madrugada vem sendo considerada a pior dos demais dias.

Com isso, subiram para 55 o número de vítimas fatais por conta dos estragos causados pela chuva. Os estragos estão pelas ruas e vão desde asfaltos que sederam, até casas desabadas, teto de shopping caído, como o caso do teto do BH Shopping. Ao todo, mais de 100 cidades mineiras estão em situação de emergência desde então. O governo federal autorizou o repasse de R$ 7,7 milhões de recursos da União para a prefeitura de Belo Horizonte. A prefeitura terá 180 dias, contados a partir desta quarta, para executar as obras e serviços. Ao fim desse prazo, a prefeitura terá 30 dias para prestar contas das realizações ao governo federal.