Em primeira mão | Coluna Magnavita: Brasil terá a primeira cidade da América Latina com transporte urbano totalmente elétrico

O município paulista de São José dos Campos, considerado um dos maiores polos de tecnologia da América Latina, recebeu nesta quarta-feira, 19 de janeiro, a cópia do contrato de aquisição de 500 ônibus coletivos totalmente elétricos, que colocará a cidade na vanguarda do respeito ao meio ambiente e combate à poluição pela queima de combustíveis fósseis.

Os novos ônibus são dotados de tecnologia que eliminam a emissão de gases poluentes, além do uso de energia limpa, seguindo os padrões mundiais. A utilização de veículos elétricos para transporte coletivo têm sido realizada de forma experimental em várias cidades, mas São José será a primeira a ser atendida plenamente pelo novo sistema, que ajudará também na redução da poluição sonora.

Os 500 ônibus foram adquiridos na China e representam um investimento de R$ 1 bilhão de reais, são fabricados pela AUTO-SHANDONG YIXING ELETRIC AUTO, que anualmente produz 5 mil unidades. A licitação foi vencida em 2021 pela ITA TRANSPORES URBANOS e ITAPEMIRIM TRANSPORTES URBANOS LTDA, respectivamente as ganhadoras dos dois lotes licitados pela Prefeitura. As duas empresas assinala a primeira incursão da maior operadora territorial de transportes interestaduais, com a base em 22 estados, o Grupo Itapemirim, no transporte urbano.

A frota interestadual da Itapemirim é de 430 ônibus de luxo, próprios para viagens de longa distância e será acrescida com 500 unidades para transporte urbano, todos dotados de ar- condicionado e da mais moderna tecnologia para o conforto do usuário. A operação será realizada com tarifa-técnica do município de São José dos Campos e os ônibus elétricos, apesar de custarem 40% a mais do que o convencional, consegue uma melhor rentabilidade pela não utilização de óleo dísel e a vantagem da redução do impacto ambiental.

O presidente da Itapemirim e controlador do grupo, o empresário Sidnei Piva considera histórica esta operação: “O Brasil dá um exemplo ao mundo que estamos prontos a contribuir para o meio ambiente e este exemplo poderá ser multiplicada para cidades do porte de São José dos Campos. Nos últimos meses os nossos técnicos estudaram a implantação deste serviço revolucionário e as curvas de rentabilidade. Analisamos os melhores fornecedores mundiais para um novo mercado que criamos no transporte público brasileiro.”



Finalizando, Piva complementa “durante o lockdown e com paralisação de parte da frota que utiliza combustíveis fosseis nas grandes cidades, podemos ver na atmosfera, o impacto destes poluentes no meio ambiente. Imaginem se todos os ônibus da cidade de São Paulo fossem eléctricos? O passo que estamos dando hoje é histórico para a imagem do Brasil no mundo. Confiamos no nosso país.” A nova operação gerará 700 novos empregos diretos só na região de São José dos Campos.

O município, em 2021, teve sua população estimada pelo IBGE em 737.310 habitantes, possui uma área de 1.100 km2, é sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, é o quinto mais populoso do estado de São Paulo e será a primeira grande cidade brasileira a ter toda a sua frota de ônibus urbanos movida com energia limpa.