Coluna Magnavita: Reviravolta no STF da vitória a Garotinho

Depois de uma madrugada de angústia a família Garotinho está comemorando uma supreendente virada de mesa no julgamento da validação da provas do processo do Chequinho. O Ministro Kassio Nunes Marques acaba de publicar o seu novo voto, que reverteu o quadro da madrugada. O placar inverteu: ficou agora 3 a 2 favorável ao ex-Governador Anthony Garotinho, que passa a ser considerado apto para concorrer a qualquer cargo eletivo no próximo pleito, inclusive ao de Governador.

Na madrugada foi revelado o voto o ministro André Mendonça que acompanhou a divergência aberto pelo colega Édson Fachin. Nunes Marques já havia surpreendido a todos votando junto com a posição divergente. Na madrugada, o quadro colocou, como noticiou em primeira mão o Correio da Manhã em 2º edição os dois ministros indicados pelo governo Bolsonaro ao lado do ministro que foi advogado do MST.

Na sexta, 01, o ministro Nunes Marques recolheu seu voto , já que o julgamento está aberto até o dia 05 de julho e as 20 horas fez a publicação inventendo a sua posição, passando apoiar os ministro Lewandowski  e Gilmar Mendes.

A reviravolta desta mudança será revelada pela coluna Magnavita nesta segunda. Antecipamos que o ministro Gilmar Mendes havia ficado profundamente contrariado com a decisão dos seus colegas novatos.

Esta novela  dificilmente  terá novos capítulos até a próxima terça.

O resultado tem impacto direto no julgamento no TRE-RJ, já que a anulação das provas torna nula qualquer decisão da corte.

O impacto da decisão na próxima eleição depende agora do União Brasil, legenda pela qual Garotinho é filiado e pretende concorrer ao governo do Rio. O presidente da legenda Luciano Bivar acenou favorável à candidatura do ex-governador ao Governo do estado.