Coluna Magnavita: Dez desembargadores impedidos no processo de Witzel x Alerj

Processo de grande visibilidade

O processo entre a Wilson Witzel x Alerj caiu por sorteio para o desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, considerado um quadro extremamente técnico, mas com um jogo de cintura político que respeita os limites éticos.

O desembargador  tem o seu nome sempre lembrado para ocupar uma vaga de ministro do STJ e, no STF, goza da amizade e carinho do ministro Gilmar Mendes. Ele é ligado ao grupo do ex-presidente Milton Fernandes.

Preservando o currículo

Este processo já está atraindo muito atenção para o magistrado e o fato de ele ser um forte candidato ao Superior Tribunal de Justiça garante que a condução será cercada de máxima prudência, como já foi a primeira decisão de ouvir todos os entes envolvidos.

A escolha do desembargador Elton Martinez Carvalho tranquilizou a Alerj, já que alguns integrantes do órgão especial frequentavam a turma do charuto do Guanabara ou a turma do Iate Clube.

Impedidos

Aliás, segundo a Certidão de Prevenção, a lista de desembargadores impedidos para este processo contém 10 nomes. São diferentes os motivos e quatro deles fazem parte do Órgão Especial.

Se consideraram impedidos : DES. LUIZ ZVEITER, DES. MARCUS HENRIQUE PINTO BASILIO, DES. DENISE LEVY TREDLER, DES. GABRIEL DE OLIVEIRA ZEFIRO, DES. GIZELDA LEITAO TEIXEIRA, DES. LUIZ FERNANDO PINTO, DES. MAURO PEREIRA MARTINS, DES. FERNANDO FERNANDY FERNANDES, DES. AGOSTINHO TEIXEIRA DE ALMEIDA FILHO e DES. CLEBER GHELFENSTEIN.

O cientista Elton

O desembargador Elton Leme possui uma faceta que revela o seu lado estudioso, não só no mundo jurídico como na botânica. Ele já classificou mais de 350 espécies de bromélia e é autor de vários livros sobre o assunto.

Dentre as espécies catalogadas, está a "Neoregelia coimbrae", descoberta por Elton Leme e por Edmundo Pereira, na área do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), situado em Guapimirim . A espécie foi assim batizada em homenagem ao fundador do CPRJ, Adelmar Coimbra Filho, que faleceu em 2016.

Um ecossistema saudável

O profundo conhecimento do desembargador na botânica poderá ajudá-lo a compreender a complexidade do processo que está nas suas mãos e a sua importância para o futuro do Rio.

Em palestra na sede do Inea, aliás um órgão que precisa urgentemente dos inseticidas do MP, ele afirmou “ A bromélia é um biômetro, pois em torno dela existem vários seres vivos, todos ligados direta ou indiretamente a ela. E como a bromélia está muito presente nos ecossistemas do Estado do Rio de Janeiro, então ela funciona como um biômetro. Ou seja, se eu tenho uma comunidade de bromélias rica e diversa, eu posso dizer que os seres que vivem ao seu redor também estão saudáveis.”