Loterj cancela apoio a importantes obras sociais e novo presidente chega de paraquedas

Loteria do Estado do Rio de Janeiro vem cancelando programas sociais importantes

Quem caiu de paraquedas na presidência da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) foi o coronel da reserva do Exército, Gilberto Gueiros da Silva, nomeado no último dia 17, substituindo o publicitário Ivan Fogli Gerstner.

Gerstner, que foi diretor-geral da TV Bandeirantes, em Barra Mansa, assumiu no lugar de Kelly Matos, que ocupava a presidência da Loterj desde 1º de janeiro de 2019, quando Wilson Witzel assumiu o Governo, e ficou apenas três meses no cargo.

O coronel foi comandante da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Paraquedista (1ª Cia E Cmb Pqdt) e assume a autarquia no momento que os principais programas sociais da loteria estão sendo cancelados.

A Loterj não renovou apoio às creches das comunidades da Maré, Batan e Cidade de Deus, que funcionavam há 12 anos. Também não renovou um programa exemplar, o projeto Curumim, que atendia adolescentes grávidas em Volta Redonda, muitas delas vítimas de violência familiar.

A Loterj sempre foi um reduto do PSC e estava sob o comando de Luiz Rogério Ognibeni Vargas, que trouxe de volta Kelly Matos, presidente da loteria no governo Rosinha, por indicação do pastor da Assembleia de Deus, Everaldo Pereira.

Uma semana antes da mudança, quem visitou a sede da Loterj foi o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro. Corre o rumor que a escolha atende um pool de deputados, encabeçado por ele e pelo deputado Marcos Abrahão. Segundo o Palácio, a escolha foi do próprio Governador.