Por:

Coluna Magnavita: Maria Isabel de Castro Souza é a nova secretária de Ciência e Tecnologia

Por Cláudio Magnavita*

Finalmente uma lufada de boa notícia. A professora Maria Isabel de Castro Souza assume nesta quarta, 16 de setembro, a Secretaria de Ciência e Tecnologia. A nomeação saiu no Diário Oficial e já foi assinada.

Maria Isabel foi a primeira mulher a assumir a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), de onde saiu para presidir a Fundação Cecierj. Ela traz a experiência acadêmica, aliada ao conhecimento que tem do poder público, já que ocupava o cargo de subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde, dentre outras ações, coordenou um trabalho de pesquisa que identifica a subnotificação de casos da Covid-19 no nosso estado.

Maria Isabel possui graduação em Odontologia (1993) e mestrado em Odontopediatria (1997), ambos pela UERJ, e doutorado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Ela foi coordenadora de Graduação (2004-2007), vice-diretora (2008-2011) e diretora da Faculdade de Odontologia da UERJ (2012-2015) e diretora do Departamento de Estágios e Bolsas (CETREINA/UERJ – 2016/2017). Coordenadora do Núcleo de Teleodontologia/UERJ, comandou a área de Odontologia da Universidade Aberta do SUS (Unasus/UERJ) e foi membro do corpo docente do curso de mestrado profissional em Telemedicina e Telessaúde da UERJ.

Ela substitui o polêmico e confuso Leonardo Rodrigues, aliás, um nome que deveria ter saído do governo logo após pipocarem os escândalos envolvendo Mario Peixoto.

*Claudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.