Com jovens talentos, Les Mis fica em cartaz até quarta

O sonho de viver de arte no Brasil alimenta o coração e a mente de muitos jovens talentosos. Um exemplo é Cecília Diniz, que teve o primeiro contato com o teatro aos 10 anos, na escola, o Liceu Franco-Brasileiro e, aos 15, fez as primeiras aulas na CAL. Até esta quarta-feira, dia 22, Cecilia interpreta a personagem Cosette, no musical Les Misérables, em cartaz no Teatro Prudential, na Glória, com sessões às 16h e às 20h.

Produzido pelo CEFTEM (Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical), o espetáculo, dirigido por Menelick de Carvalho, é uma adaptação para os palcos do clássico homônimo da literatura francesa, escrito por Victor Hugo em 1862.

- O espetáculo Les Misérables fala sobre pobreza e luta. É uma obra pesada e bem emocionante, pois é impossível não torcer por algum dos personagens - explica a atriz.

A personagem de Cecília é uma jovem que tenta se encontrar. Cosette não tem lembranças do passado e sua trajetória lida bastante com o desejo de saber quem ela é. Após se apaixonar por Marius, ela faz o que está ao seu alcance para ir atrás desse amor e lutar por ele.

- É uma experiência única. Me dediquei muito pra aprender e cantar as músicas da Cosette, dando cor à personagem. Meu objetivo era fazer ela o mais amável possível, uma garota que o público não enjoasse por ser amorosa demais ou muito rasa.

Gratidão ao Franco

Aluna do Franco durante 13 anos, de onde saiu após concluir o Ensino Médio, Cecília é muito grata ao colégio:

- O Franco foi minha casa, sou muito apegada a ele. Fiz amigos muito queridos no colégio e alguns professores marcaram minha vida para sempre. Agradeço muito ao centro cultural de teatro, que foi meu primeiro contato com o palco, e às professoras de teatro que tive. Até hoje falo bastante com a Alessandra Garcia (que chamo de Alê) pelo Instagram. Não só ela, mas ainda falo com vários professores queridíssimos pra mim. Saudades de todos.

Fã de Fernanda Montenegro, de quem guarda um autógrafo numa prateleira de livros de teatro, Cecília vem se aperfeiçoando no mundo das artes, fazendo um curso após o outro.

Em 2019, Cecília fez coro no musical Annie, também pelo CEFTEM, mas o trabalho atual é o desafio a mais por ser em meio à pandemia:

- Estamos tomando muitas precauções. Todos os ensaios antes de ir ao teatro eram com máscara e nós só as tiramos quando estamos dentro do teatro. Fizemos teste de Covid em todos os atores no primeiro dia de apresentação e outro no último sábado. Ainda assim, ficamos um pouco tensos, mas a emoção de estar no teatro supera todo o medo!

E o retorno do público, em Les Mis, tem sido bastante positivo, segundo a atriz:

O pessoal está se emocionando bastante! Também ouço vários elogios em relação ao cenário e figurino. Eu concordo, é um dos pontos altos da nossa montagem. Nosso diretor fez uma ótima decisão fazendo figurinos que misturam punk e jeans com roupas mais clássicas.

Com planos de retomar o bacharelado em Artes Cênicas na CAL logo após encerrar a temporada de Les Mis, Cecília vai, passo a passo, se aproximando da meta de viver do teatro.