Edição 23.567

Abra o link para ler o pdf completo       

CARTA DO LEITOR

A economia brasileira, atingida fortemente pela pandemia de coronavírus, patina. O PIB trimestral: a maior queda desde 2003. Prévia indica queda de 10,94% e prenúncio de recessão econômica. O editorial do jornal, É preciso proteger o socorro às empresas, trata da necessidade, por exemplo,  de o Governo e o Parlamento pensarem de forma emergencial uma fórmula para blindar os créditos decorrentes dos empréstimos de ajuda financeira para as pequenas e médias empresas dos arrestos promovidos pela Justiça do Trabalho.
Cláudio Magnavita, em sua coluna, comenta o troco do Fux. Custou muito caro a Refit (Manguinhos) ter patrocinado uma live com o ministro Luiz Fux, enquanto ele tinha vistas em um delicado processo do interesse da refinaria. Trata também da agenda do Ministério do Meio Ambiente. "Tivemos duas solenidades com intervalo de poucas horas no Cristo Redentor e o presidente foi quem acabou sendo prejudicado pela inércia do MMA e do ICMBIO de unificar as duas agendas".
A coluna Outras Páginas informa que o 'imposto digital' de Guedes vai tributar saque e pode incidir sobre mais operações que CPMF.
Já a coluna Correio Paulista revela que investigação dos Tribunais de Contas detectou alta variação de preços em testes e equipamentos usados no combate ao novo coronavírus. A variação no preço chegou aos 492% nos testes rápidos de anticorpos, para diagnóstico in vitro da Covid-19 – Sars-Cov-2. Nos equipamentos médicos do tipo ventilador pulmonar, o valor chegou a variar em quase 200%. Outras informações: Covid: no Estado, o lado mais vulnerável está nas favelas do Rio - 1,4 mil mortes; estudo associa contágios ao transporte; BNDES: leilão da Cedae será este ano.
No exterior, Irã aponta traição em acordo dos Emirados Árabes; EUA ameaçam China em movimento militar.
Tem ainda cenários mais leves. Velha Guarda da Portela ganha tributo em CD/DVD; programas online marcam os 80 anos da OSB; Festival de Veneza será aberto por Luchetti; peça lança olhar sobre a ‘Tragédia de Piedade’ e o roteiro dos melhores cafés para a sua manhã.
A pandemia de coronavírus segue muito preocupante no Brasil. Assim, é preciso muito cuidado. Previna-se. Use máscara. Evite aglomerações. Mantenha o distanciamento social.