Por:

Após um ano as escolas retornam às aulas, mas é seguro?

O ano virou mais a pandemia continua por aqui, em algumas escolas particulares o volta às aulas já está garantido e gera polêmica entre os pais, é momento de retornar às aulas? É seguro? Os pais terão a opção de escolher levar os filhos para a escola ou deixá-los em casa sem prejuízo no conteúdo didático.

As escolas investem em equipamentos e treinamento para que possam receber os alunos com toda a segurança necessária e manter o ensino eficaz presencialmente ou virtualmente. E agora após um ano de isolamento social é comum surgir muitas dúvidas, para esclarecer tudo a pedagoga e fonoaudióloga Mariana Hypólito respondeu algumas questões que mais tem gerado incertezas entre os pais.

O começo do ano letivo é sempre um período de apreensão devido às novidades para os alunos, agora com esse retorno depois de tanto tempo, como deve ser essa primeira semana de acolhimento?

A escola por si só já faz esse papel de acolhimento, neste momento professores, gestores e os demais funcionários da escola devem se mostrar bem à disposição dos alunos para isso promovendo momentos de conversa com as crianças e os adolescentes, trocar as experiências e sentimentos que cada um viveu neste momento de pandemia e até de como foi a expectativa para o retorno para volta às aulas, propor momentos de diversão e alegria. Lembrando que a escola tem que ser um lugar agradável e divertido para eles aprenderem e principalmente manter uma relação com os pais que precisam entender que a escola está preparada e segura para receber os seus filhos.

Como os pais podem ajudar nessa fase?

É importante para os pais mostrar segurança e certeza naquilo que estamos fazendo no momento, pois os filhos refletem muito o que nós somos quanto pai e mãe, se mostrarmos insegurança e medo deles irem para a escola, acaba gerando medo e ansiedade nas crianças e adolescentes. A principal maneira dos pais ajudarem é mostrar para os filhos o quanto estão seguros e demonstrar a certeza de que estão fazendo o certo com este retorno para as escolas.

Quais os sinais de que a criança precisa de um tempo de adaptação maior?

São três sinais importantes, as mudanças significativas de humor, de peso e explosões emocionais (param de comer ou comem muito, se afastam dos amigos, ficam muito tristes, começam a chorar sem motivo, que começam a morder e bater do nada.

Como explicar para os filhos que esse retorno não será como antes – sem abraços, sem divisão de lanche, brincadeiras de contato – sem causar desestímulo ou pânico?

As crianças já se acostumaram com esse novo normal pós covid e elas já vem aprendendo desde o ano passado por conta das aulas online, os professores vem investindo muito nisso, contam como será o retorno, os pais têm recebido informações. Para as crianças mostrando através de figura o que pode e não pode e através da boa conversa. As crianças e os adolescentes aprendem muito rápido, a internet está aí para isso, costumo dizer que eles lidaram melhor com isso do que nós adultos.

Alguns pais optaram por não mandar os filhos à escola neste momento. Sabemos que é uma escolha difícil e que precisa ser respeitada sem prejuízo de ensino. Como fazer com a criança que não irá voltar agora não se sinta diferente dos outros que estarão presencialmente?

O mais importante neste momento é os pais acolherem e explicarem o porquê dessa criança ou adolescente não estar inserido no contexto escolar e a própria escola também fazer dinâmicas incluindo os alunos presenciais, até porque os alunos presenciais sentem falta dos amigos que precisaram ficar no online. Cabe a equipe pedagógica e psicológica da escola estarem agregando neste momento realizando dinâmicas de forma virtual e presencial para que todos entendam que não estão excluídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.