Orientações para o retorno

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que assinou ontem (4) uma portaria conjunta com o Ministério da Saúde com orientações sobre o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas durante a pandemia de covid-19. A informação foi apresentada em evento no MEC, em Brasília, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

As orientações tratam da necessidade de higiene nas mãos, uso de máscaras, distanciamento entre mesas e cadeiras, com marcas no chão, busca por boa ventilação nas escolas, assim como o escalonamento no atendimento dos alunos. Ribeiro ressaltou que a vacinação de professores avançou no país e isso garante melhores condições para o retorno. “Hoje já temos praticamente as vacinas necessárias para os professores distribuídas em todos os estados, não sei se devidamente aplicadas”, disse Ribeiro. “Ele [Queiroga] não é daquele tipo que manda ficar em casa e espera as coisas acontecer, ele é do tipo que vai em frente e faz as cosas acontecerem”. O presidente Bolsonaro sempre foi contrário ao isolamento social e demitiu o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta por causa de discordâncias com relação a isso.

O ministro da Saúde disse que o governo já encaminhou vacinas para vacinar 100% dos professores com a primeira dose. “Essa portaria é para estimular todos os estados e os 5.570 municípios da nação brasileira a abrir a porta de suas escolas para o futuro do Brasil”, ressaltou.