Governo de SP permite retorno do Campeonato Paulista com jogos à noite

Folhapress

O governo do estado de São Paulo confirmou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (9) que o Campeonato Paulista de futebol está autorizado a retomar suas atividades, com jogos a partir das 20h.

A tendência é que a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgue uma nova tabela da competição, com as primeiras partidas marcadas para este sábado (10).

O governador João Doria (PSDB) já havia adiantado a autorização para a retomada do Paulista em entrevista à rádio CBN, na manhã desta sexta, mas a data ainda estava indefinida. O estado passará da fase emergencial para a vermelha no combate à pandemia de Covid-19 na próxima segunda (12), quando, de acordo com o governo, todos os eventos esportivos profissionais estarão liberados no estado, desde que depois das 20h.

"Com relação a esportes, a gente teve uma discussão muito grande. A restrição foi recomendação do MP. Houve um trabalho com o Ministério Publico e a FPF novamente, e várias outras federações para que fosse estabelecido um padrão de protocolo muito mais rígido, destacando testagem e o horário que os campeonatos poderão ser realizados, depois das 20 horas", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

"Não estamos dando nenhum jeitinho com os jogos de futebol. Tivemos uma recomendação do MP e deixou de existir [a recomendação] ontem. Pode, sim, ter jogos a partir de hoje", afirmou o vice-governador, Rodrigo Garcia.

A liberação era esperada desde que, na noite desta quinta (8), o Ministério Público de São Paulo enviou um ofício ao governo retirando as restrições para a volta do futebol. O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo.

"[Trata-se de] Um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do Decreto de 11 de março, que estabeleceu a fase emergencial em todo o Estado. O novo protocolo da FPF, discutido com representantes da Procuradoria-Geral de Justiça e do grupo de trabalho, é produto de diálogo estabelecido entre esta Instituição e a Federação Paulista de Futebol, em várias reuniões realizadas durante as últimas semanas", afirma Sarrubbo em nota divulgada pelo órgão.

A principal mudança adotada no protocolo sanitário da FPF para o retorno do futebol é que os elencos deverão fazer um teste de antígeno adicional no mesmo dia das partidas noturnas (em jogos diurnos, será feito na noite anterior), além do exame RT-PCR em intervalos máximos de três dias para todos na concentração.

Durante as negociações, houve divergência entre a federação e o Ministério Público sobre esse ponto. O órgão pediu que o teste fosse realizado com uma hora de antecedência em todas as pessoas envolvidas na partida, mas prevaleceu o argumento da FPF de que, quanto antes identificar novos casos e isolá-los, menor o risco de contágio.

Os times se comprometeram a adotar um modelo de concentração permanente, em hotéis ou centros de treinamento, com quartos individuais para os membros da delegação. Outros funcionários poderão se deslocar até suas casas -nesse caso, estão previstas testagens diárias.

A federação se comprometeu ainda a reduzir a quantidade de dirigentes nos estádios.

Dois dirigentes disseram à reportagem que ficaram aliviados com o retorno antes do dia 15 deste mês -é a data na qual a Globo, detentora dos diretos de transmissão, deverá pagar a última parcela do contrato. Há ainda outras três prestações restantes referentes às placas publicitárias.

O futebol estava suspenso no estado desde 15 de março. Foi quando entrou em vigor decreto assinado por Doria suspendendo atividades esportivas e cultos religiosos, como tentativa de conter a transmissão da doença. A iniciativa de fazer o pedido das restrições foi do Ministério Público.

Contrariada, a FPF tentou levar a competição para outros estados, mas apenas duas partidas foram realizadas, há duas semanas. Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras aconteceram em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O Campeonato Paulista está paralisado na quinta rodada desde então.