Guarda Costeira dos EUA resgata 18 pessoas presas em bloco de gelo nos Grandes Lagos

A Guarda Costeira dos Estados Unidos realizou neste domingo (6) o resgate de 18 pessoas que ficaram presas em um bloco de gelo na região do lago Erie, um dos cinco Grandes Lagos americanos, perto do município de Catawba Island, em Ohio.

A unidade do serviço de resgate avisou às 13h20 do horário local (15h20 em Brasília) que um aerobarco e um helicóptero estavam sendo usados para socorrer 20 pessoas. O bloco de gelo se soltou enquanto elas andavam de moto na neve, segundo as informações publicadas.

Três horas depois, a Guarda Costeira informou que, na verdade, 18 indivíduos foram resgatados no local e que nenhum deles precisou de cuidados médicos. O helicóptero usado conseguiu içar sete pessoas, e outras quatro foram resgatadas pelo aerobarco. Os sete restantes foram retirados por terra por outro aerobarco, de um morador local que se prontificou a ajudar no resgate.

Os agentes locais pediram, em comunicado, que todos aqueles que forem realizar atividades recreativas no lago tomem precauções, como vestir-se adequadamente para a temperatura da água, e não a do ar; usar colete salva-vidas e levar equipamentos, como picadores de gelo, que possam ajudar no caso de os blocos se romperem.

"Não existe gelo seguro, mas as pessoas podem mitigar os riscos", disse o tenente Jeremias Schiessel, da Guarda Costeira. "Certifique-se sempre de que alguém estará te esperando no local de partida. O gelo dos Grandes Lagos é imprevisível, e as condições podem mudar muito rapidamente."