Por Luiz Fernando Nóbrega
Essa reflexão me veio após ler uma notícia na mídia sobre a perda de mais de RS$ 2 bilhões da rede Carrefour nos últimos dias após um homem ser assassinado em sua loja na cidade de Porto Alegre.
Antes de tratar deste incidente, pense um pouco quanto vale a sua imagem pessoal. De fato, não é um exercício simples, mas diria que é importante você refletir que leva um tempo enorme para construir uma imagem e poucos segundos para destruí-la.
Uma empresa ou uma entidade leva anos para se consolidar no mercado e ser aceita pela comunidade. Nesse contexto é que os programas de compliance são vitais para construir e manter uma imagem. Partindo assim para a análise do fatídico episódio ocorrido em Porto Alegre, gostaria de refletir nesse artigo sobre duas oportunidades incluídas no Programa de Compliance: Treinamento e Due Diligence.
A contratação de um fornecedor ou de um terceiro devem ser precedidas de uma investigação sobre quem é essa empresa. Desde a sua situação fiscal, que pode trazer consequências ao contratante, passando pela regularidade trabalhista até a qualidade dos serviços prestados.
O contratante deve se certificar que no caso da cessão de mão de obra, a empresa forneça profissionais preparados e qualificados. Segundo a Associação Brasileira dos Cursos de Formação, existem muitas empresas contratando profissionais sem o período de treinamento e formação.
Essa busca por profissionais não qualificados tem uma explicação: preço. De acordo com a Associação, um contrato de vigilância armada custa entre R$ 22 e R$ 24 mil, ao passo que nas empresas clandestinas esse valor cai para R$ 15 mil.
Uma economia real, sem dúvida.
Mas qual o custo dessa barganha? Essa economia custa uma imagem e não se iluda de que esse arranhão custa caro apenas para uma empresa global do porte do Carrefour. Não! Um dano à imagem, por exemplo, em uma cidade pequena, com uma empresa local, tem uma consequência devastadora.
Sua imagem vale muito. Cuide e invista.
*Luiz Fernando Nóbrega é professor da BSSP e contador