Mecanismos de defesa do ego: regressão

Por Ronaldo Horowitz*

Inicialmente, vamos procurar entender o significado da palavra regressão: substantivo feminino do verbo regredir, tem origem etimológica no latim, regressio “re” com sentido de “para trás”, seguido de “gressio” que tem o sentido de marchar ou andar, ou seja, marchar para trás.

O mecanismo de defesa do ego denominado regressão se caracteriza por um processo de retorno a níveis anteriores ao seu desenvolvimento sempre que se depara com uma frustração. Se enquanto criança um indivíduo resolveu uma situação de frustração chorando, inconscientemente pode usar a mesma ferramenta para resolver algum problema, ele re-gressa, ”anda para trás” no seu desenvolvimento psicossexual buscando uma solução que já utilizou.

Podemos citar como comportamentos regressivos utilizados como ferramentas inconscientes em situações de frustrações no seu passado durante o desenvolvimento psicossocial. O primeiro é a fixação oral, que pode levar ao ato de fumar ou comer em demasia. O segundo é a fixação anal, que pode ser a causa de meticulosidade, excesso de zelo por arrumação, acumulação e avareza. E o terceiro é a fixação fálica, que pode ser identificada como causa de transtornos sexuais caracterizados por fortes impulsos.

No consultório, verificamos muitos analisandos que apresentam este mecanismo de defesa ativo em situações diversas.

Vou relatar um caso clínico para exemplificar o mecanismo de regressão. Numa sessão de psicanálise, um analisando relatou que sua residência foi invadida por um assaltante. Como estava em uma situação de grande risco, apagou das suas lembranças tudo que aconteceu e foi encontrado em um quarto pequeno e escuro, deitado em posição fetal. Após este episódio, ele se viu em diversas ocasiões, tendo reações ligadas a regressão, como, por exemplo, chupar dedo e enurese noturna.

O trabalho com ele foi trazer para a sua consciência a sua condição de adulto, de ser responsável e capaz de superar desafios e frustrações com sua capacidade física e intelectual. Quando ele percebeu que as consequências tinham sido causadas por este mecanismo de defesa do ego, libertou-se destes sintomas.

A psicanálise é esta ferramenta maravilhosa que traz para a consciência as memórias fixadas no inconsciente permitindo-nos esta libertação.

*Doutor em Psicanálise na Contemporaneidade e arquiteto