Tudo em “nome da Ciência”

Por Rodrigo Bethlem*

Frequentemente, a imprensa fala, de forma muito efusiva e em nome da Ciência, em afastamento social, lockdown, lockdown nacional...

A verdade é que esse assunto do Coronavírus foi muito politizado. Todo mundo fala em nome da Ciência. Mas que Ciência é essa?

Procuro, pesquiso e não encontro nenhum estudo que baseie essa vontade tão profunda de fechar as coisas para salvar vidas ao mesmo tempo em que o BRT continua lotado e os bailes funk continuam acontecendo nas comunidades.

Recentemente, o professor Bruno Campello de Souza, da Universidade Federal de Pernambuco, publicou um estudo bastante profundo, com dados completos, mostrando que, ao contrário do que dizem alguns “donos da ciência”, o lockdown não reduz mortes, pelo contrário, aumenta.

Como esses dados não são amplamente divulgados, fica aqui o link para acesso: https://www.researchgate.net/publication/350239277_OS_IMPACTOS_DELETERIOS_DO_ISOLAMENTO_SOCIAL_SOBRE_A_PANDEMIA_DA_COVID-19_NO_BRASIL_MAIS_MORTES_CEPAS_MAIS_PERIGOSAS_E_UM_NOVO_CICLO_EPIDEMIOLOGICO

Veja só como essa questão da Ciência é muito relativa. A Fiocruz é a maior defensora de lockdown, orienta para que restrições mais duras sejam feitas, em relação às atividades econômicas. Pois bem, vamos atentar para o perfil da presidente dessa instituição.

É uma médica? Uma doutora, especialista em doenças virais? Uma enfermeira que, durante anos, atuou em emergências de hospitais? Uma pessoa de campo?

Não! A presidente da Fiocruz é socióloga. Nada contra a sua formação. Mas, atente-se: é uma pessoa que entende de Sociologia que comanda uma instituição que diz para a população não sair para trabalhar para não morrer de covid. Sempre em nome da Ciência, claro!!

Vamos abrir o olho, gente!!

Esse discurso está muito impregnado de decisões políticas, tomadas “em nome da Ciência”.

Mas, no final das contas, quem está sendo prejudicado é você.

*Ex-deputado e consultor político