As Cidades e Seus Prédios

Ernesto Ventura*

Cidades há milhões no mundo, mas algumas têm a capacidade de capturar o olhar, o desejo e o coração de alguns ou todos de nós. As razões são diversas, podendo passar pela geografia e paisagem natural, como o Rio e algumas cidades da Grécia, por exemplo, ou da Suíça, ou da Itália. Pode ser também pela amabilidade, gentileza e educação de seus moradores, como se percebe em cidades do nordeste brasileiro ou do interior de Minas. Ou ainda pelas construções em suas diversas linguagens, tipologias, usos e diferentes épocas de construção, como percebemos em cidades da Europa, Ásia, África e Américas.

No entanto, há um aspecto que é comum passar despercebido por muitos de nós, que é a escala. Quando percorremos espaços urbanos ou mesmo quando adentramos uma edificação, seja de que tipo for, somos afetados imediatamente pela sua escala, por exemplo, a escala monumental de uma catedral gótica, ou um castelo medieval, ou um grande teatro, ou mesmo um mega terminal aeroportuário asiático, como na China ou em Singapura.

Costumamos nos referir à escala humana como um dos fatores que tornam um ambiente mais acolhedor, amigável ou confortável. Isso pode ser sentido e percebido ao se passear por cidades mais horizontais - Londres e Paris, Ouro Preto, em Minas e Vinhedo, em São Paulo - em comparação com a verticalidade de uma Nova Iorque, Chicago, São Paulo e Rio de Janeiro, essa última amenizada por sua encantadora paisagem natural.

Há que considerar também outros aspectos, como o estado de conservação das edificações, as calçadas, a arborização, os parques e praças e a segurança, mas a escala é um dos aspectos mais importantes na sensação de bem-estar que experimentamos ao transitar por ruas e adentrar prédios e monumentos.

Quão mais próximas às dimensões humanas, mais acolhedoras são as edificações, as aglomerações urbanas, os bairros, as cidades.

A preservação e a manutenção de suas escalas urbanas, é uma das mais importantes contribuições para a preservação da relação de pertencimento das populações com suas cidades e um dos atrativos a visitantes, que guardam em suas memórias os bons momentos e agradáveis sensações que vivenciaram ao visitá-las.

*Arquiteto e urbanista