O empreendedor deve construir pontes

Por João Gabriel Hargreaves*

Buscar estabelecer conexões e parcerias para superar desafios e identificar soluções inovadoras é uma das principais habilidades para um empreendedor ser bem-sucedido em suas iniciativas.

Nesse sentido, o Instituto Gênesis PUC-Rio – incubadora de startups e centro difusor do empreendedorismo inovador da Universidade – busca sempre promover e incentivar a dinâmica virtuosa dos relacionamentos humanos, institucionais, profissionais e empreendedores.

Construir pontes é uma ótima metáfora, principalmente, em momentos críticos como o de enfrentamento da pandemia. Buscar a união de forças e o compartilhamento de informações e conhecimentos têm demonstrado ser a melhor estratégia para a concretização de uma vitória coletiva, direcionada para o bem comum.

Unidade complementar da PUC-Rio, o Instituto Gênesis tem o firme objetivo de favorecer a construção de pontes entre o conhecimento da Universidade e a sociedade, tendo em vista a sua contínua formação de empreendedores e apoio à criação de empreendimentos inovadores. A solidez desse propósito é reforçada por meio da interlocução permanente do Gênesis com os departamentos, laboratórios, alunos e professores da PUC-Rio.

Aliás, o Instituto Gênesis PUC-Rio mantém suas portas sempre abertas para ouvir e conversar sobre as mais diversas possibilidades de projetos e ações conjuntas, com todos interlocutores identificados com os valores éticos e modelo de gestão das boas práticas que nos guiam.

Por exemplo, focado nesses referenciais, o Instituto Gênesis desenvolve o projeto Trilhas Empreendedoras. É um programa online de capacitação em empreendedorismo, que visa compartilhar conhecimento, métodos e ferramentas fundamentais para a geração de novos negócios e novos profissionais para o mercado de trabalho.

A palavra-chave para todo empreendedor ampliar seu leque de oportunidades é sinergia. Os vínculos de cooperação transitam em vias de duas mãos, nas quais prevalecem a relação “ganha-ganha”, tão necessária em contextos desafiadores, como os que vivemos.

*Diretor do Instituto Gênesis PUC-Rio