Turismo volta no Rio com iluminação especial

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, realiza nesta sexta-feira (14), às 18h40, em uma breve cerimônia no Santuário Cristo Redentor, a iluminação conjunta dos atrativos turísticos da cidade, que contará com uma benção do padre Omar Raposo.

A Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio de Janeiro fará a execução da canção Cidade Maravilhosa, hino da capital fluminense.

Os principais símbolos turísticos do Rio, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Rio Star, Arcos da Lapa, Jardim Botânico, entre outros, serão iluminados ao mesmo tempo, como símbolo da reabertura da atividade turística no município. As arenas construídas na Barra da Tijuca para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e que, por conta disso, tiveram uma exposição planetária, também vão ganhar iluminação especial, reforçando que elas são atrativos turísticos do Rio de Janeiro.

Para Camila Sousa, secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico, “a iluminação dos atrativos turísticos simboliza um reinício; uma retomada das atividades desse segmento, que reabre para o público neste sábado (15). Embora a pandemia não tenha passado ainda, o esforço conjunto da iniciativa privada e do poder público, que seguem as regras de ouro, propiciam à população o acesso aos atrativos com segurança e muita responsabilidade”, destacou a secretária, que acrescenta que dados de diversos institutos apontam que o turismo é responsável por 1 em cada 10 empregos, e por isso é de interesse público a retomada consciente dessas atividades.

Todos os protocolos de segurança serão adotados. Assim como para a reabertura ao público, o uso de máscara durante toda a permanência no local e a aferição de temperatura na entrada serão obrigatórios a todos. Haverá sinalização de distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e "dispensers" de álcool 70%, para serem utilizados frequentemente.