Eduardo Paes toma posse como o novo prefeito do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro já tem um novo chefe do Executivo. Em cerimônia realizada no Palácio Pedro Ernesto, Eduardo Paes (DEM) e Nilton Caldeira (PL) tomaram posse como os novos prefeito e vice, respectivamente, da cidade. Além deles, os 51 novos vereadores também foram empossados para gerenciar o legislativo carioca nos próximos quatro anos.

No seu discurso, Eduardo mencionou que tomará medidas econômicas de austeridade, pois recebeu uma prefeitura com graves problemas financeiros e fiscais: “Nunca na história da cidade um prefeito recebeu de seu antecessor uma herança tão perversa: servidores esperando pagamentos que não vêm; 15 folhas de salários para este ano, um desafio fiscal colossal que alcança R$ 10 bilhões. Esse é o cenário desastroso das finanças da prefeitura”

Além disso, ele citou alguns decretos já publicados no Diário Oficial antes do evento, como um que cria a Secretaria de Integridade Pública, para combater a corrupção, a abertura de 343 novos leitos para pacientes com o novo coronavírus e a suspensão de concursos públicos, exceto para a Saúde.

Depois da posse de Eduardo Paes e Nilton Caldeira, os vereadores tomaram seus assentos no Legislativo. A sessão foi presidida por Tarcísio Mota (PSOL), parlamentar mais votado pelos cariocas. Os eleitos elegeram a nova mesa diretora da Casa, que terá Carlo Caiado (DEM) como presidente, Tânia Bastos (Republicanos) como a 1ª vice-presidente, Luciano Vieira (Avante) como o 2º vice-presidente, Rafael Aloísio (Cidadania) como 1º secretário, Marcos Braz (PL) como 2º secretário e Jones Moura (PSD) e Tainá de Paula (PT), como suplentes.