Fiocruz estuda transmissão entre crianças e adultos

Um estudo coordenado pela Fiocruz em parceria com outras instituições de pesquisa constatou uma transmissão mais frequente da covid de adultos para crianças do que de crianças para adultos, em um grupo de voluntários de uma comunidade do Rio. O trabalho será publicado no artigo “A dinâmica da infecção de Sars-CoV-2 em crianças e contatos domiciliares em uma comunidade pobre do Rio”, na revista científica “Pediatrics, Official Journal of the American Academy of Pediatrics”.

O estudo contou com 667 participantes que viviam em 259 domicílio, tendo observado 323 crianças, 54 adolescentes e 290 adultos.

Testes PCR e de sorologia detectaram que 45 crianças com menos de 14 anos foram infectadas pelo novo coronavírus, sendo que 26 delas tiveram contato com um adulto também positivo e 19 com adultos sintomáticos que não consentiram em fazer o teste.

A pesquisa observou uma proporção maior de crianças com menos de um ano infectadas, em comparação com grupos pediátricos de outras idades. O estudo revela que um terço do grupo pesquisado havia tido contato com o coronavírus em agosto, enquanto o percentual geral da cidade no mesmo período era de 7,5%.