Os benefícios da prática da Vértico kinesis

Com a maioria das pessoas em casa por conta da pandemia e as limitações que a situação impõe, o fisioterapeuta Rodrigo Fernandes, do Estúdio Vértico, criou uma série de exercícios baseados na prática Vértico kinesis, com intuito de promover maior interação entre pais e filhos, assim como a manutenção da saúde física e mental dos membros da família, não deixando de proporcionar um ambiente lúdico familiar.

O método, pautado na ciência do movimento propõe um conjunto de exercícios terapêuticos e eficientes, que atuam na manutenção da postura, força, potência e equilíbrio; além disso, desperta no indivíduo suas potencialidades de consciência corporal e autoexpressão.

Os benefícios desta prática vão além da desconstrução do padrão de qualquer dor crônica e atua diretamente na mudança do comportamento emocional e melhora da saúde mental.

O fisioterapeuta criou uma sequência simples, com alguns exercícios básicos, como o agachamento e a prancha, que colocam o corpo em movimento. Para demonstrá-los, ele convidou um aluno, Marcelo Linhares, e seu filho Gabriel Fernandes, para axulia-lo.

O agachamento é um exercício completo que envolve vários músculos, incluindo os músculos abdominais, das costas, coxas e glúteos e panturrilha. Os benefícios do agachamento são o fortalecimento desses músculos. Faça três séries de 10 a 15 repetições. Descanse até 45 segundos em cada série. Mais uma vez o pequeno ajuda com um peso extra.

A Prancha é um exercício de concentração de força isométrica (ficar parado na mesma posição), que fortalece, desenvolve, tonifica e define os músculos abdominais, das costas e ombros, além de ser ótima para melhorar a postura. Você pode começar a experimentar esta posição, mantendo-a por 10 segundos. Repetir quatro vezes. Descansar 30 segundos entre cada série. À medida que o condicionamento e a força melhoram aumentar o tempo na posição. Aqui o pequeno ajuda com um peso extra para o papai e se diverte, subindo e descendo.

Sociedade