Start-up cria aplicativo de ajuda ao IR

Num ano em que diversos setores se depararam com uma crise provocada pela pandemia, um segmento foi contra a corrente e recebeu grandes investimentos: o das fintechs. Um exemplo é a Grana Capital, startup situada no Instituto Gênesis da PUC-Rio, e que oferece um aplicativo para automatizar o cálculo, o pagamento e a declaração de Imposto de Renda para investidores na Bolsa.

A empresa fez uma captação em tempo recorde na plataforma de equitycrowdfunding SMU, com R$ 700 mil de investimentos recebidos em apenas quatro dias. O montante será utilizado para aprimorar alguns elementos do aplicativo.

Somente em novembro, o Grana Capital recebeu 2,5 mil novos usuários. O sistema atua como um facilitador para investidores que não sabem como declarar o Imposto de Renda (IR), ou que não desejam seguir o procedimento sozinhos ou por meio de contadores. Com a credencial do cliente na B3, a Grana Capital importa as transações do usuário para o sistema do aplicativo, cuidando, de forma virtual, de todas as etapas do IR.

Para o CEO da Grana Capital, André Kelmanson, o que justifica o ano ser de sucesso para as fintechs é a compreensão de que elas atendem a necessidades básicas do mercado: “No caso da captação da Grana Capital na SMU, o investidor que resolveu virar sócio muitas vezes é também um investidor da Bolsa, que entende, em sua posição, a necessidade de facilitar o processo de IR. Ele acredita na proposta e no valor do aplicativo. E tem muitas fintechs chamando a atenção justamente pelos diferenciais que seus produtos trazem, conseguindo deslanchar mais do que empresas de outros setores”.