A saúde além da covid-19

Por Cláudio Magnavita*

Muito se fala sobre a covid-19, mas as pessoas estão se esquecendo de outras doenças infectocontagiosas de grande importância, como a gripe.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, 1.139.877 milhões de doses da vacina da influenza foram aplicadas na população carioca, atingindo 55,7% do público-alvo: crianças com 6 meses ou mais, trabalhadores ou profissionais de saúde, gestantes, puérperas e idosos.

Por mais que a população esteja engajada em se imunizar contra o novo coronavírus, é fundamental se precaver também quanto à gripe, pois os primeiros sintomas das duas doenças são iguais: febre, dor de garganta, tosse e dor de cabeça. Ou seja, se protegendo de uma, o diagnóstico da outra fica mais fácil. Além da gripe, outro vírus que também surge com dados alarmantes é o da sífilis, que atingiu mais de 14 mil pessoas no ano passado.

Portanto, não adianta o povo ficar de olho apenas na covid-19 e esquecer da H1N1. Todas as vacinas são importantes para a saúde e para o bem-estar da população.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã