Martinelli iguala Ronaldo e supera Gaúcho e Neymar em início na Europa

Por José Edgar Matos (UOL/Folhapress)

Gabriel Martinelli ainda engatinha no Arsenal. As oportunidades no Campeonato Inglês são tímidas, mas os números brutos colocam o jovem de 18 anos como um dos brasileiros com o melhor início no futebol europeu.

Os sete gols nos primeiros 400 minutos de ação no continente simplesmente igualam o atacante a Ronaldo Fenômeno, por exemplo. Seu retrospecto inclusive já faz o garoto lançado pelo Ituano ultrapassar nomes como Romário, Ronaldinho e Neymar.

Os dados divulgados pelo Footstats, plataforma especializada em estatísticas do futebol, ratificam o início fulminante de Martinelli na Inglaterra. A revelação do Campeonato Paulista possui o mesmo retrospecto de Ronaldo, que brilhou no início de carreira pelo PSV, da Holanda -numa liga bem menos competitiva, diga-se-, e rapidamente se credenciou no grupo dos principais jogadores do planeta.

Comparado a outros grandes nomes, Martinelli sobra. Romário, pelo mesmo PSV, Jardel (Porto) e Bebeto (Deportivo La Coruña) começaram com cinco gols nos primeiros 400 minutos.

Logo abaixo surgem atletas importantes como Careca, que fez história com Maradona no Napoli, e Gabriel Jesus, dono de início fulminante no Manchester City -ambos somaram quatro gols no período analisado.

O começo de trajetória empolgante de Martinelli ainda chama a atenção na comparação com importantes peças recentes do futebol brasileiro na Europa. Em 400 minutos, Ronaldinho assinalou dois gols com a camisa do Paris Saint-Germain, enquanto Neymar se consagrou apenas uma vez no período de quase cinco jogos pelo Barcelona.

Com os gols na Copa da Liga e Liga Europa com a camisa do Arsenal, Martinelli ainda supera as "boas vindas" de Alexandre Pato, que chegou ao Milan anotando três gols, e Rivaldo, autor da mesma quantidade pelo Deportivo La Coruña na década de 1990.

Martinelli, no entanto, atuou pouco no melhor nível encarado pelo Arsenal nesta temporada. Destaque em duas competições de menor importância ao clube londrino, nas quais Unai Emery não hesita em escalar reservas, o brasileiro soma apenas 45 minutos jogados no Campeonato Inglês.

O desempenho de goleador, no entanto, já gera pressão para o treinador dar um espaço maior ao brasileiro na Premier League. Pedidos pela escalação na liga elevaram Martinelli a um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Os sete gols saíram nas quatro oportunidades em que recebeu a chance de ser titular. A princípio, Martinelli chegou na Inglaterra para ser trabalhado como uma opção a médio prazo, mas tem respondido de maneira imediata e aproveitado para ganhar espaço dentro do elenco.

Tanto que, na artilharia do Arsenal, Martinelli fica atrás apenas do titular absoluto Aubameyang, autor de oito gols em competições oficiais. Em média, no entanto, o brasileiro apresenta um nível de eficiência assustador: um gol a cada 58 minutos jogados. O começo na Europa do jovem ex-Ituano empolga.