Torcida abraçou o Vasco em campanha inédita

Por Pedro Sobreiro

Nem o mais otimista torcedor do Vasco poderia prever o que seria o ano do clube. Após um 2018 desastroso, em que escapou do rebaixamento graças a incompentência dos rivais diretos, o Vasco iniciou 2019 sob comando do técnico Alberto Valentim, que pouco conseguiu fazer com o elenco que, apesar de limitado, estava longe de ser um dos piores.

A conquista da Taça Guanabara veio de um lance de bola parada e da ineficácia ofensiva do Fluminense de Fernando Diniz. Mas ali foi o primeiro grande sinal de uma força colossal que viria a ser importantíssima na reta final do Brasileirão: a torcida. Quase 30 mil vascaínos, sem a certeza de conseguirem entrar no Maracanã - graças a polêmica entre Fluminense, Vasco e Ferj, envolvendo o setor Sul do estádio - correram até o Maior do Mundo e foram permitidos de adentrar a final apenas no segundo tempo de jogo.

Depois de perder as finais da Taça Rio e do Carioca para o Flamengo e praticamente ser eliminado da Copa do Brasil, Valentim foi demitido. E enquanto um substituto não era encontrado, o técnico do Sub-20, Marcos Valadares, assumiu como interino, mas não conseguiu dar padrão de jogo.

SURPRESA

No Brasileiro, o Vasco conquistou apenas 2 pontos nos cinco primeiros jogos. Então, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi chamado para assumir e logo conquistou a torcida, corrigindo erros e barrando o craque do time, o argentino Maxi López, até que ele entrasse em forma. O atacante não gostou e rescindiu o contrato. Com uso dos meninos da base, incluindo a descoberta da joia Talles Magno, Luxa colocou o time nos trilhos e classificou o Vasco para a Sul- -Americana.

Se o time respondia em campo, a torcida abraçava a ideia fora das quatro linhas. Além de ter lotado as redes sociais com a palavra “Vasco”, levando o time aos trending topics do Twitter, a torcida deu show lotando São Januário, doando dinheiro para o CT e transformando o Vasco no quinto clube com mais sócios no mundo.

Para 2020, a meta é resolver as finanças e torcer para o trabalho de Abel Braga ser melhor que suas apagadas passagens por Flamengo e Cruzeiro. A torcida do Vasco mostrou que pode seguir apoiando, mas quer resultados.