Museu Fóssil Pokémon leva a paleontologia para as crianças japonesas

Por Pedro Sobreiro

Sucesso entre crianças e adultos, a franquia Pokémon está prestes a inaugurar uma exposição muito curiosa sobre paleontologia. Chamado de Museu de Fósseis Pokémon, a exposição percorrerá várias cidades no Japão a partir do dia 4 de julho de 2021 no Museu da Cidade de Mikasa, em Hokkaido. Ela permanece lá até 20 de setembro deste anos. Depois, ela parte para Shimane, Tóquio e Toyohashi. A tendência é que termine até o verão de 2022, que vai de junho a setembro.

Em entrevista ao site CinePOP, o pesquisador e biólogo Luciano Vaz comentou que a mostra ajuda a conscientizar as pessoas sobre a importância de valorizar os museus: "Essa exposição, além de ser essencial para o processo de divulgação científica entre as pessoas, principalmente  as crianças, é também fundamental para trabalharmos melhor importância da preservação do patrimônio paleontológico japonês e mundial. A ideia de unir Pokémon, esse grande ícone da Cultura Pop, com a Ciência não é exatamente uma novidade. Eu, por exemplo, faço algo parecido na página Biologia Cultural, mas a escala dessa exposição oficial, apoiada pela marca poderosa que é a The Pokémon Company, eleva e muito o patamar de divulgação. Então espero que façam outras exposições dessas por muitos anos e em vários países diferentes. Estudar Paleontologia ou qualquer outra área da Ciência tomando esses personagens como base é incrível! Isso faz com que públicos de todas as idades se atraiam pelo assunto, aprendendo enquanto se divertem. E quem sabe não é de uma exposição assim que surgirão nossos futuros cientistas?", disse.

Além de oito modelos em tamanho real dos Pokémon, a mostra conta ainda com 30 fósseis de dinossauros de verdade e ilustrações exclusivas mostrando os esqueletos dos monstrinhos do desenho animado. A exposição conta ainda a história do Dr. Kaseki e do Pikachu Escavador, que servem também como guias para os visitantes. Ainda não há previsão para que o Museu de Fósseis Pokémon passe pelo Brasil, mas seria um grande sucesso de público, sem dúvidas.