O Rio recuperando o tempo perdido

Por Cássio Nogueira de Castro*

O Rio de Janeiro, na gestão do Governador Cláudio Castro tem dado um show, no assunto recuperação econômica e nas projeções de investimentos para os próximos anos. Reafirmando seu potencial e capacidade em atrair novos investidores para alavancar o crescimento e desenvolvimento do estado, oferece um solo fértil e seguro para os negócios a fim de resgatar a confiança de investidores e empreendedores que desejam instalar suas atividades no estado. O Secretário Vinicius Farah determinou prioridade a sua equipe que funciona em apoio aos investidores. Na Casa Civil, o secretário Nicola Miccione coloca a sua bagagem oriunda do sistema do financeiro para estabelecer uma relação de confiança para os grupos que apostam no Rio.

Na região norte fluminense será instalado o maior parque termelétrico a gás da América Latina, o projeto prevê a construção de duas termelétricas a gás natural (GNA I e GNA II), que juntas poderão gerar energia suficiente para 14 milhões de residências. A primeira termelétrica já foi inaugurada, foram investidos nessa primeira fase do projeto o montante de R$5 bilhões e gerados cerca de 12 mil empregos. O complexo do Porto do Açu possui uma localização estratégica para o setor portuário, industrial e de geração de energia, o que tem reforçado sua vocação para diversos negócios por disponibilizar boas condições de logísticas e integração dos empreendimentos já instalados.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que é do Rio, deveria estar mais atento às necessidades de melhorias e investimentos de infraestrutura na região norte fluminense, que em breve assumirá posição de destaque na América Latina. O governo federal não tem considerado o enorme potencial de desenvolvimento do Rio de Janeiro como deveria. Os investimentos em infraestrutura do governo federal no estado podem ser considerados baixos ou quase zero, quando comparamos com investimentos em outros estados. É necessário reverter esse quadro.

O Rio de Janeiro merece um olhar contínuo do governo federal para crescer e desenvolver ainda mais seus potenciais. Alterar essa situação é tratar o Rio como ele sempre mereceu e neste contexto, o Senador fluminense Flávio Bolsonaro tem atuado como o grande interlocutor da agenda fluminense junto ao governo federal .

*Advogado e adesguiano