Devemos servir a quem nos serviu

Por Cássio Nogueira de Castro

O serviço público garante a prestação de serviços essenciais à sociedade, como educação, saúde e segurança. Apesar de serem considerados básicos, eles dependem de um complexo sistema da administração pública.

É importante humanizar o serviço público. Precisamos enxergar as pessoas por trás dos cargos públicos, retirando a cortina que impede que o lado humano do servidor seja visto. Perceber que o policial, o professor e o médico são a materialização da prestação de políticas públicas do estado. Mas, não se pode ignorar o sujeito que está ali, diariamente, cumprindo com rigor e zelo suas funções. Trazer esse ponto de vista é um exercício nada fácil. Afinal, temos a programação de que o servidor público é o estado, ou seja, quando ele falha, é o estado quem falhando; e quando cumpre com excelência seu papel, é obrigação do estado prestar um bom serviço. A máquina pública é um equipamento vivo, revestido de pessoas vocacionadas que se dedicam desde o ingresso, que se dá através de concurso público.

Nesse contexto, devemos render homenagens aos nossos aposentados, servidores que lutaram por décadas para que pudéssemos chegar onde estamos hoje. Eles possibilitaram a construção de uma sociedade mais forte e mais desenvolvida. Nutrir empatia aos veteranos é um justo gesto àqueles que dedicaram seu tempo e juventude na construção de um estado melhor. Merecem nossa reverência.

As futuras gerações deveriam ser educadas para compreender que os servidores aposentados carregam o peso da responsabilidade de zelar, educar e curar nossa população. E que aposentadoria nada mais é que um benefício, que deveria materializar o reconhecimento por aqueles que serviram ao longo de suas vidas e merecem nosso respeito.

Infelizmente, são atingidos com polêmicas de desgaste dos cofres públicos devido a reserva de pagamento das aposentadorias. Discurso de persona non grata que o poder de investimento está comprometido e engessado devido ao pagamento de inativos. Afinal, o estado executa suas políticas públicas através de seus servidores, que materializam seus objetivos estratégicos. O servidor de hoje é o que possibilitará condições melhores para as novas gerações, e se as futuras gerações não reconhecerem essa honrada missão, devemos considerá-los ingratos.

*Advogado e Adesguiano