Salles fora do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu hoje (23) demissão ao presidente Jair Bolsonaro.

Salles é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por operação da Polícia Federal (PF), que mira suposto favorecimento a empresários do setor madereiro, mudando regras para regularizar cargas apreendidas no exterior.

Desde a deflagração da operação da PF, Salles submergiu. A maior parte da agenda oficial do ministro passou a ser de despachos internos ou por dias sem compromissos oficiais.

Seu período à frente do ministério foi marcado por uma forte agenda de desregulamentação ambiental, pelo aumento dos índices de desmatamento e por choques com negociadores internacionais especializados em clima.

Joaquim Pereira Leite, secretário da Amazônia e Serviços Ambientais, foi nomeado como novo ministro. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje (23).

Leite é próximo a Salles e, no governo Bolsonaro, ocupou a diretoria do Departamento Florestal da pasta. O currículo do novo ministro inclui ainda passagem por empresas de consultoria e do ramo farmoquímico, além de um período como conselheiro da Sociedade Rural Brasileira.

A demissão de Salles deve ter reflexo nas investigações que ele responde no STF. A tendência é de que os ministros enviem os processos à primeira instância, depois de parecer da PGR